A agricultura do Haiti e indicadores Socioeconomicos


A agricultura será fundamental para reconstruir o Haiti, afirmou nesta quinta-feira (21) o diretor da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), Jacques Diouf. Diouf pediu ajuda prioritária para o próximo período de plantio na ilha desvatada pelo terremoto: - Enquanto a primeira fase de operações de regate no Haiti está em andamento, o país e as ajudas externas devem se concentrar de forma simultânea no apoio à produção alimentar e à reabilitação da agricultura. Para o diretor da FAO, os agricultores haitianos devem receber ajuda urgente antes do início da época de plantio, em março. Ele destacou: - A prioridade é o fornecimento de sementes e fertilizantes. Para os especialistas da FAO, cerca de 53% dos haitianos vivem em zonas rurais. Segundo estimativas da entidade, que trabalha há décadas no Haiti, o período de plantio de primavera, que se prolonga até maio, representa 60% da produção agrícola anual do país.

Indicadores sociais e econômicos

No país, 75 % da população está ocupada na agricultura, o setor representa 31,2 % do PIB, as indústrias representam 7,3 %. No fim de 1995, o país fracassou nos acordos com os credores internacionais, como consequência o país mergulhou em aumento de gastos públicos e inflação.
Apesar de qualquer esforço para equilibrar a situação econômica, os futuros governos haitianos ainda dependerão de ajuda financeira de outras nações. Além dos produtos agrícolas, o Haiti tem potencial de exportação em manufaturados leves.
É tradicional importador de bens manufaturados, combustíveis, lubrificantes e matérias-primas.
A economia do Haiti era baseada na agricultura, no cultivo de açúcar, banana, manga, legumes, milho. Com o tempo, o Haiti se tornou um grande produtor de açúcar, ultrapassando até o Brasil.
Apesar das brigas políticas, e ditaduras, o país continuou sendo um grande produtor de produtos agrícolas.
A partir da década de 90, a economia do Haiti entrou em decadência, e o país, em empobrecimento. Foi considerado o país mais pobre das Américas depois disso. Tão pobre quanto o Timor Leste e o Afeganistão.

Um comentário: